SEJAM BEM-VINDOS

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

VINIL - História e Curiosidades


JÁ  PENSOU  NUMA COPIADORA  DE  DISCO
VINIL???
Na época das gravadoras de disco vinil, fazer uma cópia de disco era uma dificuldade. Mas é que eles não pensaram no silicone.
Veja como é fácil copiar um vinil:

Uma vitrola funciona, basicamente, pela amplificação do som que é proporcionado pelo atrito produzido entre a agulha e o disco de vinil na bandeja. Se você, por exemplo, conseguir reproduzir essas mesmas ranhuras presentes no disco em outra superfície equivalente, o resultado será o mesmo.
Por esse princípio, desenvolveram uma técnica que utiliza silicone para a confecção de um molde para a cópia de disco de vinil. Para isso, um disco de vinil (a ser copiado) é posto no centro de um recipiente quadrado de madeira totalmente vedado, e é posta em cima dele uma mistura de silicone que seria capaz de entrar entre as ranhuras do disco. Seis horas depois, o líquido já se solidificou, e toda a impressão digital do vinil já foi transferida para o silicone, o qual servirá agora de molde para incontáveis novas cópias. Para isso, é necessário apenas despejar nele um líquido plástico, que também tomará para si todas as informações que havia no molde. Depois de um simples polimento, ele estaria pronto para o uso efetivo.
Ainda bem que as coisas evoluíram. Já pensou ter que fazer isso toda vez que se quisesse copiar um CD/DVD na sua casa?
Fonte:
http://www.mundotecno.info/gadgets/copiadora-de-discos-de-vinil
a PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário